Você é favor ou contra ao consumo de alimentos transgênicos?

segunda-feira, 31 de maio de 2010



Alimentos transgênicos fazem mal à saúde?
O grande problemas dos alimentos transgênicos ainda é a falta de informações e embasamento científico para avaliar o risco para a saúde do consumidor.
Muito se fala em clonagem, mutação genética, alimentos transgênicos. Estes termos são comuns, mas pouco se sabe a respeito.
Com a superpopulação mundial e o aparecimento de novas indústrias, corremos o risco de uma escassez de alimentos. Com o processo de motificação genética dos alimentos, criou-se um espécime mais resistente contra pragas, insetos e fungos, que precisa de menores quantidades de agrotóxicos , adapta-se melhor a determinadas condições ambientais e pode ter seu sabor e até o valor nutricional modificados.
Apesar das empresas afirmarem que os transgênicos são seguros,estudos preliminares registraram o aparecimento de alergias provocadas pelo consumo destes alimentos, assim como o aumento da resistência a determinados antibióticos e o aparecimento de vírus mutantes.
Mas há pontos positivos,tais como: desenvolvimento de espécies com características desejáveis; maior resistência dos alimentos ao amarzenamento por períodos mais longos; frutas que permanecem com a consistência e o sabor inalterados por dias em temperatura ambiente, entre outros.
Já sobre os aspectos negativos podemos citar: aumento das reações alérgicas; as plantas que não sofrem modificação genética podem ser eliminadas pelo processo de seleção natural, pois as transgênicas possuem mais resistência a agrotóxicos e/ou antibíoticos a outras espécies, entre outros.
É imprescindível que os alimentos transgênicos possuam rótulos com informações ao consumidor. A descrição da composição do alimento e o gene que foi inserido no produto devem ser informados. Além dos rótulos dos produtos nacionais, é necessário olhar também para os produtos importados produzidos por meio de biotecnologia.

Um comentário:

  1. O milho é completo do jeito dele não tem que acrescentar nada, se não não é milho é outra coisa parecida com milho.

    ResponderExcluir